Animais encontrados em estado deplorável em Diadema
Na Quarta-feira, dia 08 de maio, a Rede Sul Brasil de TV Online esteve na cidade de Diadema, SP, onde acompanhou as equipes policiais numa denuncia anônima que chegou a DICMA – Delegacia de Meio Ambiente do ABC, que em conjunto com o Movimento “Cadeia Para Maus Tratos” e o GOE, dirigiram-se até o local e lá foram encontrados quatro animais, onde três deles estavam em estados deploráveis.
A polícia já vinha acompanhando essa denúncia há dias, e depois das equipes terem sido reunidas, dirigiram-se a Rua, Gustavo Barroso no Taboão. Ao chegar à residência, havia uma família que habitam no local. Os Policiais e todo equipe, mesmo já acostumados a acompanharem diversos outros casos, ficaram chocados com a maneira que os cães estavam sendo tratados; sem comida, sem água limpa e sem higiene alguma. Um dos cães estava sem os pelos, e o que sobrava de pele era pulga pura.
Na residência também foi detectado uma senhora, cadeirante, que estava carente de tratamentos médicos, onde as equipes policiais o incumbiram à responsabilidade da família a levarem para tratamentos imediatos.
Três Pets foram acolhidos e levados pela ONG Resgaute, que fica no município de Santana do Parnaíba, sob indicação do movimento #cadeiaparamaustratos que tem como liderança o delegado Bruno Lima, que milita a causa animais há 5 anos, e hoje conta com mais de 300 apoiadores por todo o Brasil.
“Nestes casos, agente tenta fazer o ofício para informar o governo local. Então o que tiver ao nosso alcance, no que envolve maus-tratos animais, pode ser com o dia ou à noite ou com chuvas, seja presencial ou nos bastidores, vamos buscar está atuando para mudar essa cultura dos maus-tratos de animais”, disse o embaixador do movimento, Leonardo Baptista.
Com a presença do Médico Veterinário, que assina aos laudos de maus-tratos, junto ao DICMA, o Dr. Beto também falou: “Chegamos ao local dos fatos, chegando lá encontramos uma cachorra em estado deplorável,e outros cães vivendo em situações muito ruim. Onde constatamos também um caso de Saúde Publica, né. Agente sabe que por trás de animal em situação ruim ou de abandono, tem uma família que nem sempre é culpada, ou quando é culpada tem sim que ser punida. Neste caso específico, existe um caso de Saúde Pública e agente já expressou nossa indignação. Os animais já foram conduzidos para uma ONG. E um integrante da família, que já está na delegacia, vai ser ouvido e ser notificado a comparecer a uma UBS, pois lá tem uma mãezinha na cadeira de rodas que deve ser acompanhada por atendimentos médicos”.
Como nossa equipe pode ouvir dos integrantes dessa operação de resgate de animais em maus tratos, “Animal não é coisa e não é bebê”, ou seja, animal de estimação precisa receber os cuidados e carinhos humanos, e alimentação para sua sobrevivência digna. Em caso de impossibilidades , buscar ajuda ou uma ONG que faça o acolhimento. E precisa entender que o animal deve ser tratado na base da sua categoria, respeitando seu modo natural de vida, que eles não são humanos e nem racionais, para receber tratos como se de um bebê inocente.
Mais um caso resolvido pelo DICMA, com apoio do GOE e do Movimento Cadeia Para Maus Tratos com apoio da Rede Sul Brasil de Tv Online.
Nossa sincera gratidão as pessoas que criam coragem e denunciam qualquer tipo de maus-tratos, seja de animais ou de crianças, idosos ou outra categoria. As Leis existem serão aplicadas, se buscarmos os meios corretos.
Edição: Agnaldo Silva – Jornalista
rede Sul Brasil de Tv
Compartilhe este conteúdo, Obrigado!:
Publicar comentário