UESP comemora 50 anos produzindo a raiz do Carnaval em São Paulo

Salva e Pratas a UESP

UESP comemora 50 anos produzindo a raiz do Carnaval em São Paulo

Nesta quarta-feira, 25 de Setembro, a UESP – União das Escolas de Samba Paulistana comemorou 50 anos produzindo a “Raiz do Carnaval na Cidade de São Paulo”. Em 10 de setembro de 1973, foi criada essa Associação, com uma grande missão; a de representar e conectar as Escolas de Samba e os Blocos Carnavalescos para o poder público.

Ficou conhecida como a “Matriz do Samba”, razão pela qual citamos como a “Raiz do Carnaval de São Paulo”.  Tendo como seu presidente atual, o Alexandre Magno (conhecido popularmente como: Nenê), a Rede Sul Brasil de Tv, sendo a convidada de honras a participar desta celebração de Salvas de Prata realizada no Teatro Ruth Escobar, lhe perguntou qual o sentimento deste premio recebido para a UESP: “O significado é saber que nossa luta está dando certo, é saber que a cidade hoje reconhece as instituições carnavalescas, as Escolas de Samba e os Blocos de Carnaval, como uma grande realidade, e alguém que está lutando pela cidade. Que gera empregos, gera rendas e com esses resultados, receber a Salva de Prata, através do proponente o Vereador Ricardo Teixeira, é muito importante, porque consolida a indústria do Carnaval como sendo realmente algo que a cidade precisa e necessita. Sabemos que o trabalho das Escolas de Samba está ativo, e é para ser entregue a todos os cidadãos da cidade”.

Uma organização que a cada ano rompe novas barreiras e que completa este meio século de existência, como integrante do Conselho Municipal de Cultura, filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba e também da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba).

Quanto a esse marco, o presidente Nenê tem muito mais a apresentar, ao dizer; “A UESP está buscando se aliar aos 17 pontos da ONU, ou seja; Criamos o projeto “UESP sem papel”. Ou seja, recorrendo às vantagens tecnológicas removemos um pouco do uso do papel. Também estamos avançando na melhoria das nossas avenidas com melhor Iluminação, sonorização e capacitação para os avaliadores. Gerando um grupo de trabalho com maior preparo, através da capacitação e qualificação profissional, isso graças as parcerias junto a UNISAMBA, com a LigaSP e  com a Universidade Zumbi dos Palmares, podendo assim preparar nossos lideres com certificações para  que possam ampliar essa qualificação”. 

O que faz a UESP – União das Escolas de Samba Paulistana?

Neste evento que ocorreu das 20:00 às 22:30 horas, no Teatro Ruth Escobar, também estiveram presentes autoridades públicas, diretores e presidentes das Escolas de Samba e dos Blocos de Carnaval. O proponente, vereador Ricardo Teixeira, explicou perfeitamente o que faz a UESP, o valor da UESP para o Carnaval de São Paulo: “Sem a UESP não tinha carnaval. O Carnaval Raiz nasce na UESP. Esse é o motivo de se está entregando essa Salva de Prata, que é a maior horária da Câmara Municipal de São Paulo para uma entidade. Para mostrar a sociedade de São Paulo o quanto é importante o Carnaval na nossa cultura, e o quanto é importante manter essa Entidade viva, porque o Carnaval Raiz da cidade vai está se perpetuando”, Disse o vereador Ricardo Teixeira”.

É possível acompanhar muito do que aconteceu nesta celebração de Salva de Prata concedida a UESP, as entrevistas e momentos das falas das diretorias e presidentes, acompanhando a RSB Tv aqui no Site Oficial ou instalando o Aplicativo, para assistir na SamarTV, e também ficando de olho nas Redes Sócias @rsbtvsp e @tvrsb


Edição: Agnaldo Silva (Agns) – Jornalista Sócio da ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

Rede Sul Brasil de TV Ltda

Compartilhe este conteúdo, Obrigado!:

Publicar comentário