Nesta quarta-feira (13) Temperaturas abaixo de 1°C Surpreendem na Serra Catarinense

PUBLICIDADE

Geada em plena primavera atinge São Joaquim, Urubici  e Urupema, onde termômetros registram temperaturas abaixo de 1°C

TEMPERATURA HOJE – Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro,  visitantes de muitas cidades da Serra Catarinense foram surpreendidos com temperaturas que chegaram a provocar geadas em diversas regiões:  Ainda é primavera no Brasil, e o frio extremo não é comum nesta época do ano para a maioria dos Estados,  mas na Serra Catarinense isso é possível e um fenômeno já conhecido pela população local. O que torna incomum essa geada, para estações mais quentes, é acontecerem em diversos pontos da serra, no mesmo dia, o que chamou a atenção dos turistas nesta manhã de quarta-feira.

Cidades como São Joaquim, Urubici e Urupema – conhecida como a cidade mais fria do país – ao amanhecer do dia foram agraciadas estas temperaturas até abaixo de zero graus, o que não deixa de encantar os moradores pois atrai turistas que são apaixonados por ver a paisagem serrana e isso tão próximo do verão. Durante a madrugada, os termômetros chegaram a marcar temperaturas abaixo de 1°C.

Veja a tabela de algumas temperaturas da região

Veja a tabela de algumas temperaturas da região
CIDADE MÍNIMA REGISTRADA
Joaquim/PMSJ/INMET -0,3°C
PainelPWS 0,4°C
Urupema/Epagri 0,5°C
Vargem 0,9°C
Urubici 1,2°C
Água Doce 2,4°C
B.Jardim/Eco Resort 2,7°C
Ponte Alta do Norte 2,9°C
Informações da Agência Clima Terra – São Joaquim

De acordo com meteorologistas, a geada na Serra Catarinense é provocada por uma combinação de uma massa da ar frio e seco e céu limpo que atingem a região, além de condições específicas de umidade e temperatura. Diferentemente da Neve que só deve ocorrer nos meses mais frio do ano, a geada ela ocorrer em plena primavera é comum.

Mesmo assim, para os turistas que visitam a região relatam o encantamento e surpresas com a geada inesperada. “A gente já está acostumado com o frio, mas geada em novembro é realmente algo maravilhoso”, comentou uma moradora de Urupema. Em São Joaquim, empresários do setor turístico ficam sempre atentos a estas condições pois podem atraír um número maior de visitantes, pela possibilidade de presenciar estas temperaturas bem baixas  e curtir as belezas naturais da serra coberta pelo geada.

Imagens: Mycchel Legnaghi / htts://saojoaquimonline.com.br

Imagens: Mycchel Legnaghi / htts://saojoaquimonline.com.brImagens: Mycchel Legnaghi / htts://saojoaquimonline.com.br


Edição: Agnaldo Silva – jornalista

Rede Sul Brasil de TV

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima