Programa Acredita será lançado nesta Segunda-feira com novas linhas de créditos

PUBLICIDADE

Passada a pandemia de COVID, período em que o mercado financeiro praticamente estagnou, o comércio pode sentir uma ligeira retomada já no segundo semestre de 2023, e ao mesmo tempo o Governo apresentar a Reforma Tributária, que deverá acontecer entre os anos de 2027 a 2033, modificando nomenclaturas de alguns impostos e unificando outros.

Já neste primeiro semestre de 2024, nova Medida Provisória lança o Programa Acredita, com a finalidade de restabelecer o mercado de créditos das micro e pequenas empresas brasileiras.

O lançamento do Programa Acredita, do Governo Federal está previsto para acontecer nesta Segunda-feira, direto do Palácio do Planalto, a partir das 10:00 horas da manhã, pelo Presidente da república.  Este Programa tem como objetivo, gerar novas linhas de créditos para microempreendedores individuais e pequenas empresas, através do ProCred 360.

No pacote deste programa, alem do ProCred 360,  que é uma linha de crédito com taxas e juros pensadas para as micro e pequenas empresas, também estará o Desenrola Pequenos Negócios, quem vem buscando favorecer renegociações de dívidas das MEIs e Microempresas que já estão inadimplentes.

No Feirão do CIESP de Diadema, que aconteceu na quinta-feira (18/04), o Marcelo Strama, representante do Ministro Marcio França, falou sobre esta linha de crédito, criada com o Programa PROCRED 360; “O ministro Marcio França sempre diz o seguinte; os bancos sempre emprestam para quem? Pra quem tem garantia e laços com o crédito, e quem já teve acesso ao crédito que são as empresas de médio e grande porte. Com isso as Micro empresas e os MEIs encontram grande dificuldades para acessarem as linhas de Créditos.  Assim,  o objetivo do Procred é ter a garantia do FGO, que é o Fundo Garantidor, para que os bancos cobrem menos. Foram feitas correções em cima do PRONAMPE,  que em um primeiro momento, naquele tempo da pandemia ajudou, mas quando os empresários pegaram aquele empresta a uma taxa SELIC a 2%, ao longo dos meses esta taxa Selic foi para 12 a 13% onde inviabilizou as possibilidades de pagamento. Portanto estas condições vão sere apresentadas no PROCRED 360,  em conjunto com esse FGO, onde mesmo aqueles que não tem garantias (junto aos bancos), possam ter esse respaldo do Fundo Garantidor, possibilitando os bancos gerar os empréstimos com taxas menores”.

Falando sobre o ProCred 360, o Paulo Barbosa também explicou sobre esse novo programa que será implantado nesta Segunda Feira, pelo Governo Federal, “O PROCRED 360 visa as Micro e Pequenas empresas com faturamento anual de até 360 mil. Um fator de muita instabilidade para as empresas que no período da pandemia contraíram esse crédito com a Selic a 2%, e depois disparou a 13,75%,  levando a muitas empresas a estarem inadimplentes, e quando se está inadimplente se deixa de fazer novos investimentos e até de administrar a empresa.  Então, esse novo programa visa corrigir esse equivoco, onde o Presidente vai assinar essa MP, que vai facilitar as empresas que foram penalizadas com essa mudança fiscal que ocorreu entre os anos de 2021 e 2022, e a renegociarem suas dívidas,  e vai abrir crédito com carência de até 18 meses para as empresas se reestruturarem e passarem a pagar. Outra grande novidade é beneficar as empresas que são administradas por mulheres, onde elas poderão pegar até 50% do faturamento anual”.

O que se percebe, é um empenho do Governo em fazer com que aumento o consumo das famílias no país, gerando uma qualidade de vida melhor para a nação e com isso a economia volte a girar.


Edição: Agnaldo Silva – Jornalista RSB TV

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima