Caminhão de Combustível Tomba e Provoca Incêndio no Morro dos Cavalos: Senador Esperidião Amin Cobra Ações no Senado

PUBLICIDADE

Acidente em Palhoça SC e senador Esperidião

São José – SC, 12 de Abril de 2025

A Redação: Agnaldo Silva – Jornalista


Acidente em Palhoça (SC) – No último domingo, 7 de abril, um grave acidente chamou atenção no Morro dos Cavalos, trecho da BR-101 na cidade de Palhoça. Um caminhão-tanque, carregado com combustível, tombou na rodovia e, com o impacto, houve vazamento e incêndio, atingindo outros veículos que transitavam na pista oposta. A cena impressionante rapidamente circulou nas redes sociais e nos noticiários, evidenciando o risco a que motoristas e passageiros foram expostos.

Apesar da gravidade do acidente, não houve vítimas fatais — um fato que muitos consideraram milagroso, dado o potencial destrutivo da ocorrência. Contudo, nos dias seguintes, surgiram questionamentos e indícios de que as investigações deverão apontar causas e múltiplos responsáveis pelo acidente.

Durante a semana, o episódio ganhou destaque na tribuna do Senado. O senador catarinense Esperidião Amin (Progressistas – PP) utilizou seu tempo de fala para cobrar providências imediatas do Governo Federal e do Ministério dos Transportes. Em um discurso enfático ao lado do senador Jorge Kajuru, Amin destacou a necessidade urgente de intervenções estruturais no trecho do Morro dos Cavalos.

Senador fala sobre causas e culpados do Acidente em Palhoça

“Não foi por ação humana que não morreu ninguém. Foi por obra de Deus”, afirmou o senador, ao ressaltar a gravidade do acidente e a sorte de que não houve vítimas fatais. Amin solicitou diretamente ao ministro dos Transportes, Renan Filho, medidas concretas para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer.

A saber, o senador também apontou diversos entraves que vêm, segundo ele, impedindo melhorias essenciais na BR-101. Entre eles, mencionou a sobreposição de restrições ambientais, como o recente tombamento da Enseada de Brito e as demarcações indígenas na região. De acordo com Amin, essas burocracias têm inviabilizado obras básicas, como a construção de acostamentos e a instalação de áreas de escape — recursos considerados fundamentais para a segurança viária.

Ainda sobre a responsabilidade do poder público, Esperidião Amin reforçou: “Não vamos sobrecarregar Deus com a tarefa de salvar vidas que o poder público insiste em colocar em risco.”

Certamente o acidente no Morro dos Cavalos reacendeu o debate sobre as condições da BR-101, principal rodovia do Sul do Brasil e corredor vital para o Mercosul. Quanto as investigações para apurar as causas do acidente e os responsáveis, as imagens mostraram o momento exato onde o motorista perde o controle do veículo, bem na curva, se choca contra o guarde reio e tomba, vinda a pegar fogo.

Por fim, Os Culpados, estão nas palavras em que sabiamente o Senador Amin reza, sobre.

Enquanto isso, motoristas e moradores da região aguardam que o alerta dado pelo acidente traga ações efetivas.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima