Por RSB TV – Redação
Vaticano, 23 de abril de 2025
Despedida do Papa Francisco:– Uma atmosfera de profunda comoção tomou conta da Praça São Pedro na manhã desta quarta-feira, quando os restos mortais do Papa Francisco foram levados da Casa Santa Marta à Basílica Vaticana. O pontífice, que faleceu na segunda-feira de Páscoa, começou hoje a receber a última homenagem dos fiéis antes da Missa das Exéquias, marcada para o próximo sábado.
A cerimônia teve início com uma oração introdutória na capela da Casa Santa Marta. Em seguida, a procissão solene percorreu a Via della Sacrestia, passou pela Praça dos Protomártires Romanos e atravessou o Arco dos Sinos até chegar à Praça São Pedro, em meio a aplausos comovidos de cerca de 20 mil pessoas.
Acompanhado por cardeais, patriarcas, o cardeal Camerlengo Kevin Farrell e dom Diego Ravelli, mestre das celebrações papais, o caixão com o corpo do Papa Francisco foi levado nos ombros dos “sediários” pontifícios. Dentro da Basílica, diante do Altar da Confissão, o caixão foi solenemente colocado no chão, marcando o início da homenagem pública, às 11h da manhã (horário local).
Basílica permanecerá aberta para visitação dos fiéis
A Basílica de São Pedro permanecerá aberta até a meia-noite de hoje. Amanhã, quinta-feira (24), os fiéis poderão prestar suas homenagens entre 7h e 0h. Na sexta-feira (25), véspera do funeral, o local estará aberto das 7h às 19h. A cerimônia de exéquias, no sábado, será presidida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re e contará com a presença de chefes de Estado, religiosos e milhares de fiéis do mundo inteiro.
Cobertura especial do Despedida do Papa Francisco
O momento de despedida pode ser acompanhado ao vivo pelo portal oficial do Vaticano. A RSB TV também solicitou autorização formal para retransmitir o sinal da cerimônia pelo seu canal no YouTube, levando a emoção e a reverência desse instante histórico aos brasileiros e ao público de língua portuguesa que desejam se conectar com esse momento de fé, luto e agradecimento.
A cobertura da RSB TV busca honrar o legado de Papa Francisco, que marcou a história contemporânea da Igreja com sua simplicidade, coragem e defesa incansável dos pobres e excluídos. Continuaremos acompanhando todos os passos deste adeus coletivo que mobiliza o mundo.