Juventude assume o Parlamento: A tarde desta quinta-feira entrou para a história política e educacional de Urubici. Inicialmente, a Câmara Municipal de Vereadores de Urubici realizou a cerimônia oficial de posse dos nove novos vereadores mirins, marcando mais uma etapa do programa educacional que aproxima jovens do exercício da cidadania e da democracia.
Dessa maneira, o evento reuniu autoridades, familiares e comunidade, transformando o plenário em um verdadeiro palco de formação política e social. Além disso, a iniciativa faz parte do Programa Câmara Estudantil, instituído pela Lei nº 2635/2022, que busca proporcionar aos estudantes vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo.
“Vereadores Mirins”: Projeto que forma cidadãos e fortalece a democracia
A saber, a cerimônia foi conduzida por autoridades do Legislativo municipal, com discursos do presidente da Câmara, Gilberto Morgan. Na sequência, manifestou-se o vice-presidente e idealizador do projeto, Fabrício Rodrigues de Brida. Da mesma forma, participaram a secretária da mesa diretora, Eolanda Terezinha da Rosa Costa, o segundo secretário, Deivid Bechauser Gaspar, e a vereadora Joselane Menegaz da Silva.
Ainda durante a solenidade, também prestigiou o evento o prefeito municipal, Leandro de Souza Corrêa, que destacou a importância do envolvimento da juventude na construção do futuro político e social do município.
Enfim, Criado oficialmente em 2022, o programa chega à sua quinta edição consolidado como uma ferramenta de formação cidadã. Nesse sentido, a proposta permite que estudantes do 9º ano, ensino médio e da APAE participem de eleições internas nas escolas e exerçam mandato com caráter educativo durante 12 meses, acompanhando a rotina parlamentar.
Juventude assume o Parlamento: Nova geração assume compromisso com Urubici
Posteriormente, durante a solenidade, foram oficialmente empossados como vereadores mirins:
-
Diana Aparecida Norges
-
Élvio Oliveira de Bonfim Junior
-
Emanuel da Rosa Frit
-
Enzo Martins Figueredo
-
Maria Caroline Silva Luz
-
Maria Eduarda Belém Barbosa
-
Nicolas Gomes Salvador
-
Patrícia Bittencourt Bonin
-
Vitória Amantini Ventura
Os jovens assumem agora o compromisso simbólico e pedagógico de representar a juventude urubiciense, apresentando ideias, debatendo propostas e conhecendo de perto o funcionamento do Poder Legislativo. Com isso, reforça-se o papel da educação política na formação social dos estudantes.
Presenças reforçam importância do projeto
Paralelamente, a cerimônia contou ainda com a presença do pré-candidato a deputado estadual Lindomar Ferreira e do jornalista Agnaldo Silva, presidente da Rede Sul Brasil de TV Online, que acompanhou e registrou o evento.
Segundo ele, iniciativas como essa demonstram que investir na juventude é fortalecer as bases da democracia e da participação popular.
Educação política que constrói o futuro
Por fim, mais do que uma cerimônia simbólica, o programa Câmara Estudantil representa uma escola prática de cidadania. Assim, ao permitir que jovens participem do processo legislativo, Urubici reafirma seu compromisso com a formação de lideranças conscientes, preparadas e participativas.
Em síntese, a Rede Sul Brasil de TV parabeniza todos os idealizadores, educadores, familiares e, principalmente, os novos vereadores mirins, que passam a representar esperança e renovação para o futuro político do município.
Redação: Rede Sul Brasil de Tv Online Ltda
Imagens: Agnaldo Silva