No último dia 10 de setembro, a Polícia Civil de Diadema, por meio da Delegacia de Investigação de Crimes do Meio Ambiente (DICMA), realizou uma operação contra o tráfico de animais silvestres na região. A ação contou com o cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados a um inquérito que apura a atuação de uma associação criminosa dedicada a este tipo de crime ambiental.
Na Travessa Rio Zuza, nº 61, Jardim Eldorado, os agentes encontraram oito aves silvestres, mantidas em gaiolas e prontas para comercialização. O que chamou a atenção dos policiais, foi o fato das Aves estarem com anilhas do IBAMA, mas eram falsas, o que acarreta crime de falsificação. O responsável pelo local foi detido e conduzido à delegacia, onde a ocorrência foi registrada.
Em um segundo endereço, na Travessa Companheiro da Paz, nº 239, bairro Piraporinha, foram apreendidas seis aves silvestres, além de duas centenas de caixas de leite, que eram utilizadas para o transporte ilegal dos animais. Nesta diligência, o suspeito não estava presente na residência.
A DICMA reforçou que continuará atuando de forma rigorosa em Diadema e municípios vizinhos no combate aos crimes ambientais. A população pode colaborar com as investigações realizando denúncias anônimas pelo telefone 181, com a garantia do sigilo policial.
Ao lado das forças de segurança, a Rede Sul Brasil de TV (RSB) acompanha de perto essas operações, documentando e registrando os fatos em prol da informação e da preservação ambiental.
Redação: Agnaldo Silva
Imagens: Agente Policial Sidney Santos – DICMA Diadema, SP.
Rede Sul Brasil de TV